O curso de Licenciatura em Computação tem como foco principal o indivíduo, e não a máquina. Ele é o responsável por compreender os processos de ensino e aprendizagem de computação para disseminar o conhecimento de informática em todos os níveis da sociedade. O objetivo é formar educadores para o ensino de computação e informática das escolas das redes pública e particular dos ensinos fundamental e médio; da educação profissional, para a qualificação para o trabalho; das empresas, onde a computação é base da formação para treinamento e educação corporativa. As duas habilitações visam atender à necessidade imediata de informatização e absorção dos avanços dessa área nos diversos setores da sociedade. Para isso, o curso conta com um corpo docente qualificado e uma organização curricular que contém disciplinas que integram as áreas de sistemas de informação e educação.

Este curso tem o objetivo de apresentar conceitos básicos da Matemática Discreta que são relevantes para o aprendizado da Computação e de justificar a importância de um raciocínio rigoroso e habilidades analíticas, ao longo do aprendizado da Matemática Discreta Elementar.

Evolução e Organização das Redes de computadores. Caracterização e análise de tecnologias de redes de computadores. Análise do modelo de referência OSI. Arquitetura TCP/IP. Redes Locais e de Longa Distância.

Lógica para Computação é o estudo das lógicas proposicional e predicativa do ponto de vista da verificação de propriedades por elas expressas, permitindo que o aluno seja capaz de identificar o tipo de lógica que pode ser usada para especificar um sistema ou propriedade, bem como realizar a modelagem de sistemas e propriedades por meio da lógica escolhida.